Visitei a linda cidade de Natal em minha excursão de férias de 1972 através das capitais do Nordeste, desde então tenho acompanhado seu desenvolvimento através de notícias e documentários e tenho visto o quanto a cidade evoluiu e cresceu. Minha primeira lembrança de Natal foi a chegada de carro à Praia do Meio, com a visão do Hotel Internacional dos Reis Magos, onde me hospedei, e da imponente Fortaleza dos Reis Magos avançando sobre as ondas. Descansar em meio a tão bela e pacífica paisagem foi uma verdadeira delícia.

            Em meu primeiro passeio fui conhecer o bairro da Cidade Alta, onde Natal foi fundada em 1599 e onde pude ver casarões coloniais ainda existentes e algumas igrejas e monumentos. Na parte da tarde fui para os locais de maior interesse para mim na época, que foram as famosas praias de Ponta Negra e do Morro do Careca. Na década de setenta Ponta Negra era a praia mais frequentada pelos Natalenses e gostei muito do passeio em suas areias macias.

            Não fiz o conhecido passeio de buggy pelas dunas da cidade por falta de companhia e até hoje me arrependo, poderia ter ido sozinho ou mesmo me aliado a mais algum turista solitário para participar do passeio, que deve ser muito bonito e emocionante. Quando voltar a Natal minha primeira preocupação será saltar sobre as dunas em um daqueles buggies reluzentes, deve ser bom demais, sempre tive no sangue o amor por carros e velocidade.

            No dia seguinte fui conhecer a Fortaleza dos Reis Magos, que é linda, um lugar incrível para fotos, infelizmente naquela época ainda não carregava minha câmera no bolso em todas as viagens, como faço agora. Além disto, por causa dos recifes, a praia da fortaleza apresenta inúmeras piscinas naturais e é um lugar incrível para nadar. Achei apenas o lugar um tanto abandonado, considerando-se sua importância histórica e grande beleza natural.

            Depois dirigi-me à famosa e belíssima Praia de Genipabu, onde fiz uma caminhada e pude nadar em suas águas calmas, um lugar tranquilo na época que alegrou o meu dia. Genipabu me pareceu a paisagem mais bonita de Natal, com suas dunas, passeios de buggy, ótimos restaurantes e bares, um lugar que na década de setenta ainda não era muito explorado como deve ser atualmente, mesmo assim é um dos lugares mais lindos do nosso país.

            Na semana em que permaneci em Natal ainda conheci atrações incríveis como as Praias de Camurupim, do Cotovelo e da Barra de Punaú, uma cidade com tantas belezas que não acredito ter voltado de lá sem uma única foto, imperdoável distração de minha parte que nunca mais se repetiu em minhas viagens pelo Brasil e exterior.

            Em meu último dia na cidade passeei e nadei novamente na Praia do Meio e fui conhecer outro recanto maravilhoso que é a Lagoa de Pitangui, com lugares lindos, com mesas e cadeiras dentro da água que mais parecem o caribe. Ao entrar no carro para voltar para casa, em Goiânia, senti uma certa tristeza de deixar aquela paisagem linda, mas fiz a promessa silenciosa de voltar um dia, talvez agora na maravilhosa companhia dos meus filhos, nora e genro.

Lupércio Mundim

Foto: Jornal O Girassol


Webdesigner
Poetic Soul Counters
TopSites