Montevidéu é a capital e maior cidade do Uruguai, é também a sede administrativa do Mercosul, da ALADI (Associação Latino-Americana de Integração) e capital do departamento homônimo, o de menor extensão entre os dezenove existentes. Localiza-se na zona sul do país, às margens do rio da Prata. É a cidade latino-americana com a melhor qualidade de vida e encontra-se entre as 30 cidades mais seguras do mundo.

                  Em 2004, possuía uma população de aproximadamente 1.325.968 habitantes. Porém, considerando-se sua área metropolitana, Montevidéu alcança 1.968.335 habitantes, aproximadamente a metade da população do país. Esta capital encontra-se em uma zona geográfica caracterizada como principal rota de exportação de cargas do Mercosul. Conta com uma baía ideal, que forma um porto natural, o mais importante e mais movimentado do país.

                  Há pelo menos duas versões a respeito da origem do nome. A primeira se baseia no diário de navegação da expedição de Fernão de Magalhães (em espanhol, Fernando de Magallanes), datado de janeiro de 1520. Esse documento registra a existência de um monte que se assemelhava a um chapéu, localizado à direita de quem navega de leste para oeste. A esse monte foi dado o nome de "Monte vi eu". Assinado por Francisco de Albo, contramestre da expedição, é o mais antigo documento em espanhol que menciona um nome similar a "Montevideo".

                  A outra versão, apesar de não ser baseada em documentos históricos, é a mais difundida. Dá conta de que, navegando pelo Rio da Prata de leste a oeste (do Oceano Atlântico para o continente), avistou-se o sexto monte na região em que se situa a capital uruguaia, registrado como "Monte VI de Este a Oeste", ou abreviadamente: "Monte VI-D-E-O". De qualquer forma entende-se que Montevidéu deve seu nome a um monte onde ela se localiza.

                  A cidade de Montevidéu não encanta apenas pelos cartões postais, a gentileza do uruguaio é marcante e deixa sempre boas lembranças em quem a visita. Os brasileiros sentem-se em casa no Uruguai, o português é bem entendido e você vai receber mais respostas no nosso idioma do que pode esperar. No cardápio das churrascarias, a sensacional carne uruguaia é também apresentada num corte que você não encontra na outra margem do Prata: a picanha (escrita com “nh” mesmo). Peça para acompanhar um Tannat, o vinho uruguaio cuja produção é tão pequena que praticamente não é exportado. E isto é apenas o começo, Montevidéu é uma cidade incrível.

                  O Boulevard Artigas é uma bela avenida que tem seu início na Rambla Presidente Wilson e passa em frente ao magestoso Golf Club. Algumas das embaixadas estão localizadas nesta avenida. Nas imediações, os belos apartamentos têm vista espetacular, tanto para o Mar del Plata, quanto para o campo de Golf. No Parque Rodó, descansar e apreciar a natureza é um ótimo programa de final de tarde ou final de semana, com um belo lago e cascatas, é um dos parques mais visitados da cidade.

                  O bairro de Carrasco é predominante formado de casas. As ruas, com árvores e jardins floridos, fazem lembrar do continente europeu. Em Carrasco há hotéis, centro de compras, tudo muito organizado e limpo. Os restaurantes e bares são charmosos, diferentes, oferecendo uma ótima vida noturna. Neste bairro existem opções de lazer, a Av. Arocena é sua avenida central, onde encontram-se diversas lojas, restaurantes e supermercados. Um dos primeiros restaurantes é o Dom Pepperone e ao lado deste está a sorveteria Freddo, com seus maravilhosos sorvetes e entre eles o de doce de leite, vale a pena experimentar.

                  Na esquina do Citibank, virando à direita, está o Restaurante Café Mistério, um lugar para jantar com gente bonita e que serve frutos do mar. Seguindo pela Av Arocena está a Rua Mones Roses ao virar nesta rua à esquerda, na primeira quadra, está um dos melhores ambientes de Chá: o Lavender. Casa de Chá em um viveiro de rosas. O aroma das rosas e a beleza das flores torna este lugar inigualável.

                  A Puerta de La Ciudadela, é um portal que divide a cidade antiga, "Ciudad Vieja", da cidade nova, em frente à Plaza Matriz. As ruas e calçadas são para pedestres nesta parte da Ciudad Vieja. Em frente a Plaza Matriz está a Catedral Metropolitana, um lugar de passeio obrigatório da cidade, por sua beleza e importância histórica. Existem passeios que percorrem todas as ruas da região, que podem ser de meia hora, por ônibus, ou a pé (com duração de uma hora). Acontece todos os sábados. Aos finais de semana, a Praça Matriz também concentra 90 artesãos e antiquários, que vendem roupas, acessórios e outros objetos acompanhados de apresentações de dança, teatro e música ao ar livre. Nesse epicentro da Ciudad Vieja, ainda estão a Catedral de Montevidéu, erguida em 1804, e o Cabildo, originalmente construído para exercer as funções de centro político e de detenção e hoje transformado em Museu e Arquivo Histórico Municipal. Saídas: para o passeio a pé, procure o posto de informação "Paseo Cultural de la Ciudad Vieja", na Rua Sarandí, logo após passar a Puerta de la Ciudadela;

                  A alta proporção de idosos na cidade não está ligada apenas à expectativa e à qualidade de vida: decorre também da ida de muitos jovens para a Europa, especialmente para a Espanha, em busca de trabalho. A economia do país, fortemente ligado à tradição rural, foi especialmente afetada pela crise da Argentina, alguns anos atrás. Para os turistas brasileiros, isso acaba fazendo do Uruguai um destino muito barato, mais ainda do que Buenos Aires, principalmente no que se refere à alimentação. Além do mais a viagem é barata, pois é bem perto de nós.

Lupércio Mundim


Webdesigner
Poetic Soul Counters
TopSites