Curitiba


Curitiba, capital do Estado do Paraná, na Região Sul do Brasil, localizada a cerca de cem quilômetros do Oceano Atlântico, é uma das cidades mais bonitas e modernas do país, com um sistema de transporte coletivo que já foi copiado por muitas cidades, inclusive algumas do exterior. Sua Região Metropolitana reúne 29 municípios e totaliza mais de três milhões de habitantes, sendo a oitava cidade mais populosa do Brasil e a segunda maior da Região Sul.

O Jardim Botânico e o Teatro Ópera de Arame são os principais ícones de Curitiba.  No primeiro, uma bela construção em metal e vidro abriga 50 espécies de mata Atlântica. A moldura não poderia ser mais perfeita: jardins geométricos, esculturas e trilhas. Já o teatro abriga dois espaços: a pedreira Paulo Leminski, ao ar livre e com capacidade para mais de 30 mil pessoas; e a Ópera de Arame, erguida sobre um lago, com estrutura metálica, paredes transparentes, camarotes e poltronas, abrigando 1.600 pessoas. A visita vale a pena, mesmo que não haja espetáculos em cartaz.

Repleta de parques, Curitiba guarda em suas áreas verdes muitas homenagens aos seus colonizadores vindos da Polônia, Alemanha e Ucrânia. Os bonitos espaços são utilizados também para a prática de atividades esportivas, culturais e de lazer, entretendo moradores de todas as idades. O Parque Barigui é a área de lazer preferida dos curitibanos, que lá correm ou caminham ao redor do lago, brincam com as crianças no parquinho e fazem piqueniques em meio às árvores do bosque. 

O bairro de Santa Felicidade surgiu em 1878, com a chegada dos imigrantes italianos, fica a sete quilômetros do centro e é conhecido por seus restaurantes, que preservam a tradição italiana. Em 1891, atendendo à forte religiosidade dos imigrantes italianos, erigiu-se a Igreja São José, em Santa Felicidade. Em 1899, construiu-se a primeira escola. Na virada do século 19 para o 20, a região já era habitada por cerca de 200 famílias. Algumas construções dessa época ainda existem na região, como a Casa Culpi, a Casa dos Arcos, a Casa dos Gerânios e a Casa das Pinturas.

Inaugurada em 1991, a Rua 24 Horas foi reaberta em novembro de 2011 e voltou a ser ponto de referência e encontro para quem procura boa comida, presentes, leitura e lazer bem no centro da cidade. Restaurada, a Rua voltou a ostentar a arquitetura que a tornou conhecida mundo afora, como os grandes arcos e o relógio com as 24 horas do dia, e reabriu com um variado mix de comércio e serviços. Mais uma invenção curitibana a ser copiada... A Rua 24 Horas Abriga também o espaço Curta Curitiba, uma Central de Atendimento ao Turista. Onde o visitante encontra informações turísticas da cidade e pode organizar sua estada na capital paranaense, adquirindo produtos e serviços turísticos.

A Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz de Curitiba fica na Praça Tiradentes. É um dos mais importantes patrimônios culturais da cidade. Construída de 1876 a 1893, em estilo neogótico, segundo o projeto do arquiteto francês Alphone de Plas. Ocupa o mesmo local da antiga matriz do século 17, bem como o da sua sucessora, construída em 1720. Como suas antecessoras, a Catedral é dedicada e abriga a imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Padroeira de Curitiba. É Catedral Basílica Menor desde 8 de setembro de 1993, quando completou 100 anos.

As Arcadas de São Francisco são uma passarela coberta, em forma de arcos, de arquitetura moderna, que abriga pontos comercias e culturais, principalmente galerias de arte e antiquários e compõe um conjunto do patrimônio histórico do local, que faria parte da Igreja Inacabada de São Francisco. Em sua parte superior fica uma arquibancada para um um palco ao ar livre, onde são realizados eventos e apresentações. As Arcadas conectam as ruas Jaime Reis e Doutor Keller, no bairro de São Francisco.

A Linha Turismo é uma linha de ônibus especial, que circula nos principais pontos turísticos de Curitiba. Com ela, é possível conhecer os parques, praças e atrações da cidade. Considerada uma das melhores do país, a Linha circula a cada 30 minutos, percorrendo aproximadamente 44 km em cerca de 2 horas e meia. O roteiro começa na Praça Tiradentes mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos. Para embarcar você compra uma cartela com 5 tíquetes e tem direito a um embarque e 4 reembarques. A cartela custa vinte e sete reais e, com certeza, é uma das opções de turismo mais baratas do mundo, além disto os veículos são equipados com sistema de som para fornecer informações gravadas sobre os locais visitados em três idiomas - português, inglês e espanhol.


Lupércio Mundim



Webdesigner
Poetic Soul Counters
TopSites