Casablanca, cujo nome em árabe é
ad-Dhar-al-Bayda, é a maior cidade do Marrocos, na costa atlântica do país, e uma das maiores do Norte de África, com cerca de 5,5 milhões de habitantes. É o maior porto e o maior centro industrial e comercial do Marrocos. A cidade possui uma praça principal, da qual irradiam diversas avenidas, em geral os edifícios são uma versão francesa da arquitetura árabe-andaluza, brancos com linhas simples, sendo de especial interesse a área da Praça das Nações Unidas, onde se localizam as maiores infra-estruturas.
A cidade foi completamente destruída pelo terremoto de 1755, nessa época instalaram-se na cidade muitos mercadores espanhóis, foi neste período que a cidade, que se chamava Casa Branca, passou a ser conhecida como Casablanca. A cidade foi ocupada em 1907 pelos franceses que promoveram o seu desenvolvimento. Durante a Segunda Guerra Mundial, em Janeiro de 1943, foi o palco de uma conhecida conferência realizada entre o presidente norte-americano Franklin Roosevelt e o primeiro-ministro britânico Winston Churchill.
Casablanca está dotada de uma via rápida urbana de 22 km que serve a cidade segundo um eixo leste-oeste, bem como de uma auto-estrada que a contorna (a
Périphérique de Casablanca, ou A5) com 33,5 km e que a liga aos três eixos rodoviários principais do Marrocos: as auto-estradas A3 (Casablanca-Rabat), A6 (Casablanca-El Jadida) e a A7 (Casablanca-Marraqueche). A cidade é o nó rodoviário mais importante do Marrocos.
A bela Mesquita Hassan II, que aparece na foto acima, é uma das atrações de Casablanca, é a maior mesquita do Marrocos e a terceira mais importante da religião islâmica, além disto é a única mesquita do mundo que permite a entrada de não-muçulmanos, porque isto permite a explicar a fé muçulmana para pessoas de outras religiões. É uma ótima oportunidade para conhecer o esplendor da arquitetura árabe, com todos os seus ricos detalhes.
El Maârif é um bairro comercial de Casablanca, onde se encontram lojas e boutiques famosas, além das conhecidas torres gêmeas, chamadas de Twin Center. Neste bairro também se encontram prestigiados cafés e restaurantes, sendo o melhor lugar de Casablanca para passear, fazer compras e tomar um café ou fazer uma refeição. El Maârif já foi considerado um lugar perigoso, onde aconteciam muitos crimes, mas atualmente é um dos bairros mais procurados pelos turistas, quando querem fazer compras ou simplesmente passear olhando vitrines.
O Casablanca Technopark é o primeiro parque industrial do Marrocos, dedicado ao desenvolvimento da tecnologia da informação no Marrocos, sendo que sua especialidade são as empresas de criação de software. Atualmente o technopark hospeda mais de cento e trinta empresas e realiza importantes eventos e treinamentos que o auxiliam a alcançar os objetivos propostos pelo parque. Um lugar que vale a pena visitar, se tiver tempo de sobra.
Outro local interessante em Casablanca é a Catedral do Sagrado Coração, ou simplesmente Catedral de Casablanca, é uma antiga catedral católica marroquina. Construída em 1930, e desenhada por Paul Tournon em estilo neogótico, deixou de prestar serviços como igreja em 1956, depois da independência de Marrocos, sendo convertida em centro cultural. A sede da diocese mudou-se para a Catedral de Nossa Senhora de Lourdes de Tânger.
Lupércio Mundim