Eu estava inquieta. Tinha acabado de voltar de uma viagem de sonho: Portugal e Espanha. Queria viajar mais e mais e resolvi conhecer Buenos Aires. É uma cidade encantadora, plana e muito arborizada. No centro, a Plaza de Mayo, a Casa Rosada, as livrarias (abro este parêntese para El Ateneo, que não pode deixar de ser visitada. Em 2002, a rede de livrarias El Ateneo alugou o Teatro Ateneo Grand Splendid e transformou-o nesta belíssima livraria que conta com espaços para leitura e um Café).
E por falar em café, não podemos deixar de ir ao Tortoni, fundado em 1858. Antigo e elegante, guarda lembranças de presenças ilustres: Arthur Rubinstein, Jorge Luis Borges, Carlos Gardel, Albert Einstein, Federico García Lorca, o Rei da Espanha Juan Carlos de Bourbon e outros. Outro café importante é o Las Violetas, com vitrais magníficos!
Voltando ainda ao centro da cidade, esbarramos no Obelisco, monumento histórico erguido em comemoração ao quarto centenário da fundação da cidade. Visite a Galerias Pacifico, um edifício restaurado que exibe, além de grandes marcas como Cacharel ou Yves Saint Laurent, também obras de arte. Não poderia deixar de falar no Teatro Colón. Em pleno centro de Buenos Aires, ele se ergue imponente em meio ao trânsito.
Recoleta é o bairro mais elegante da cidade. Ali se encontra o famoso cemitério onde foi enterrada Evita Perón. Ponto importante de turismo, com seus túmulos antigos e belíssimas esculturas. Também na Recoleta o Museu de Belas Artes, com obras de Goya, Picasso, Monet e muitos outros não menos importantes.
Ao lado da Faculdade de Direito, ergue-se a Floralis Generica, uma flor de aço de 23 metros de altura. Possui um sistema elétrico que abre e fecha as suas pétalas. Durante o dia permanece aberta e se fecha à noite.
Outra visita deliciosa: Jardim Botânico. E quase ao lado, o Zoológico. Confesso que passei um dia inteiro nesses dois passeios. No zoológico somos “recepcionados” pelos flamingos. E seguindo em frente vamos nos surpreendendo com a beleza do lugar e a variedade de animais. Girafas, ursos, leões, tigres, elefantes, etc...
As feirinhas de artesanatos são muito interessantes. San Telmo, Recoleta, Mataderos e Palermo Soho.
No bairro La Boca está o Caminito, uma rua-museu, colorida e alegre. A visita proporciona fotos dançando um tango em plena rua, ou então, para quem gosta, posar ao lado de um “sósia” do Maradona.
A uns 400 metros dali está o famoso estádio La Bombonera.
Mais um bairro: Puerto Madero, moderno e amplo, é um centro financeiro e gastronômico de Buenos Aires.
Abriga o Cassino flutuante que funciona numa embarcação tipo Mississipi e tem capacidade para mais de 2.500 pessoas.
Eu poderia ficar horas e horas escrevendo sobre Buenos Aires.
As praças são lindas e aconchegantes e os portenhos realmente aproveitam esses espaços para tomar sol, conversar, cantar e descansar.
Por toda a cidade podemos encontrar esculturas maravilhosas. A escultura Sagunto, no Jardim Botânico, representa uma mãe que se mata após matar o próprio filho, antes da cidade ser destruída pela guerra, É de autoria do escultor Agustín Querol Subirats (1863-1909). Aliás, o Jardim Botânico tem inúmeras esculturas, uma mais bonita que a outra.
É uma cidade onde se respira cultura e um ar europeu.
Não deixe de assistir a um espetáculo de tango. Em geral são caros, mas valem cada centavo.
Buenos Aires é uma cidade grande com ares de menina. Uma grata surpresa!